Classical Jazz 2005: Home

Livros

“Em meus livros sempre procurei manter-me fiel a dois compromissos: o compromisso com a didática e o compromisso com o rigor acadêmico. O compromisso com a didática fez com que me esforçasse para usar sempre uma linguagem simples e acessível mesmo quando tive que transitar por temas mais complexos. O compromisso com o rigor acadêmico fez com que, a cada passagem, me certificasse da correção dos conceitos expostos”.

Orçamento Empresarial: novas técnicas de projeção e de acompanhamento.

Editora Atlas : 2013.

livroEste livro contém uma seleção das melhores práticas orçamentárias que o Autor pode observar ao longo de mais de 40 anos de vida profissional como executivo, consultor e professor.

Ao reuni-las em um conjunto ordenado de ideias, o Prof. Carlos Alexandre Sá produziu uma obra inédita no conteúdo e absolutamente atualizada com o que há de mais avançado na matéria.

São ideias inovadoras que podem ser aplicadas em qualquer tipo de organização, independente de seu campo de atuação ou de sua dimensão.

Tudo isso, em uma linguagem simples e acessível não apenas aos estudantes de finanças e de administração de empresas, mas também aos profissionais interessados em se aprofundar neste assunto.

Depoimentos:

Vice-Presidente da FIRJAN e Presidente do Laboratório Gross

“Ensinar é privilégio de poucos e poucas são as tarefas mais gratificantes. O tema orçamento empresarial que Carlos Alexandre desenvolve como formulador, como professor e como escritor é da maior importância para os negócios.
Quantas empresas por não darem a devida atenção ao tema e trabalharem mal a elaboração de suas previsões, orçamentos e controles não alcançam seus objetivos; as vezes não sobrevivem. Essencial o trabalho de Carlos Alexandre.
A parte disso, seu criador é uma personalidade ímpar; otimista, dedicado, generoso e aplicado, o que faz com que a atenção ao livro, onde transbordam suas características seja ainda mais fascinante. Como empresário o recomendo com entusiasmo”.

Ex-Presidente da Globopar e Ex-Diretor Financeiro da Petrobras e Ex-Vice Presidente Executivo da Light

"O perfeito entendimento do processo orçamentário é fundamental para a elaboração de um orçamento bom e realista. A partir da definição dos objetivos estratégicos pelo Conselho de Administração, é desenvolvido um plano estratégico que se desdobra em metas e políticas que permeiam toda a estrutura organizacional, do Presidente aos Diretores e destes para os níveis gerenciais e operacionais. Neste processo cabe ao orçamento definir uma alocação ótima de recursos para que os resultados sejam alcançados com eficiência máxima.
O livro do Professor Carlos Alexandre Sá percorre com clareza todas as etapas desse processo, razão pela qual tenho a certeza de que contribuirá de maneira significativa para uma melhor gestão de nossas companhias."

Ex-Presidente da CVM e Diretor Superintendente do IBMEC – Instituto Brasileiro do Mercado de Capitais

"O livro Orçamento Empresarial; novas técnicas de projeção e acompanhamento de Carlos Alexandre Sá é de grande oportunidade tendo em vista o número crescente de jovens que buscam no empreendedorismo um futuro melhor.
Alocação eficiente de recursos financeiros significa aumento de produtividade desse escasso fator de produção que é o capital, da mesma forma que a educação é a única forma de aumentarmos a produtividade do capital humano.
O livro do Carlos Alexandre atende a essas duas necessidades fundamentais do aumento de produtividade das empresas: educação e capacitação de seus donos ou executivos com uma consciência de eficiência na alocação de seu capital."

Fluxo de Caixa: : a visão da tesouraria e da controladoria.

Editora Atlas : 4ª. Edição 2012.

livroAcompanhando uma tendência mundial iniciada nos Estados Unidos em 1988 com a publicação do SFAS 95, a Lei 11.638/07 tornou obrigatória no Brasil, a partir do exercício social de 2008, a publicação da Demonstração do Fluxo de Caixa em substituição à Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos pela empresas de capital aberto e pelas empresas de capital fechado consideradas de grande porte.

Isto abriu um novo campo de pesquisas na análise das demonstrações financeiras, pois permitiu que novas avaliações fossem feitas a partir da situação das empresas vistas pelo prisma do regime de caixa.

Neste livro, o Prof. Carlos Alexandre Sá, além de aprofundar suas pesquisas no campo da análise dinâmica das demonstrações financeiras, aborda, em linguagem extremamente didática, o fluxo de caixa em todos os seus aspectos e apresenta uma visão totalmente original e inovadora do planejamento financeiro.

Trata-se da obra mais completa sobre o assunto já publicada no Brasil e constitui leitura obrigatória, não apenas para os profissionais de tesouraria e controladoria, mas, também, para estudantes de ciências contábeis, administração de empresas e administração financeira.

Depoimentos:

Sócio-Fundador da Investidor Profissional Gestão de Recursos Ltda.

“Estava faltando um livro na biblioteca dos profissionais de finanças. Um livro que abordasse de forma abrangente este importantíssimo instrumento de administração financeira e análise de investimento: o fluxo de caixa.
Este livro acaba de ser escrito pelo Prof. Carlos Alexandre Sá. Nesta obra, o autor, em linguagem extremamente didática, disseca o processo de formação de caixa e apresenta um método absolutamente original de análise e interpretação da situação financeira e patrimonial de uma empresa a partir do seu fluxo de caixa.
Trata-se de um trabalho oportuno e relevante para profissionais que, como nós, convivem com este problema diariamente.”.

Sócio-Presidente da Lopes Filho & Associados, Consultores de Investimentos

“O professor Carlos Alexandre Sá tem, ao longo de toda sua vida profissional, dedicado atenção especial aos aspectos mais importantes da ciência contábil. Não tenho dúvidas em afirmar que seu mais novo trabalho - O Fluxo de Caixa: a visão da tesouraria e da controladoria - virá a se constituir numa leitura obrigatória para todos aqueles que pretendem aprofundar o conhecimento nesta área específica, de fundamental importância para a avaliação econômico-financeira das empresas.”.

Professor e coordenador acadêmico executivo de MBA – FGV Management — Fundação Getulio Vargas

Acredito que se todos os empresários e/ou executivos de finanças dessem a devida atenção ao gerenciamento dos seus fluxos de caixa, boa parte dos problemas existentes nas organizações não existiria. Muitas vezes até há o interesse em aprender como fazer isso, mas o livro adequado ainda não havia sido editado.
É esta lacuna que está sendo preenchida com esta publicação.
O livro do professor Carlos Alexandre é leitura obrigatória para todos aqueles que querem aprender a gerir uma organização sem tirar pés do chão, sem precisar despender tempo e dinheiro à toa.
Todos os pontos importantes para uma administração financeira efetiva estão aqui contemplados em uma linguagem clara e de fácil acompanhamento para estudantes universitários, de MBA e todos os profissionais que estejam interessados em alavancar os seus empreendimentos.

 

Contabilidade para não Contadores, 6ª edição.

Editora SENAC Rio: 2005.

capaEste é m livro eminentemente prático e é dirigido àqueles profissionais que não têm tempo para estudar contabilidade mas que gostariam de saber como interpretar as informações contidas nos demonstrativos contábeis.

O livro começa dando uma visão prática dos conceitos fundamentais da contabilidade. Em seguida desvenda as informações que podem estar contidas em cada uma das principais contas do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados. Por fim, ensina como, a partir das informações contidas nas demonstrações contábeis, podemos avaliar a situação financeira e patrimonial da empresa.

Tudo isto em uma linguagem simples e acessível e com exemplos práticos para melhor fixar os conceitos apresentados.

 

Estabelecimento do Limite de Crédito; uma nova abordagem para um velho problema.

Qualitymark: 2004.

capaOs “Recebíveis” representam, quase sempre, um dos mais importantes ativos de uma empresa. A função do sistema de estabelecimento de limites de crédito é garantir a boa qualidade deste ativo.

Dois são os principais problemas encontrados pela área de crédito no momento de aprovar um pedido. Em primeiro lugar, os demonstrativos contábeis frequentemente não traduzem com fidelidade a verdadeira situação financeira e patrimonial de quem os fornece. Por outro lado, a medida que as empresas vão se tornando intensivas de transações, vai ficando mais e mais difícil a análise caso a caso do crédito.

Neste livro, o autor apresenta um interessante método alternativo de determinação de limites de crédito que independe dos demonstrativos contábeis fornecidos pelo cliente. Além disto, este método pode ser automatizado de forma a permitir que a gestão do crédito se faça por exceções. Trata-se portanto de leitura obrigatória para os profissionais da área que crédito interessados em se manter atualizados com os avanços neste setor.

Depoimentos:

Professor e Diretor Financeiro da BR Distribuidora

“A fixação de limites de crédito é tarefa rotineira e indispensável para o desenvolvimento das atividades comerciais de toda e qualquer empresa. Atualmente as análises de crédito são realizadas de forma empírica, em função do volume de pedidos dos clientes e do conceito patrimonial avaliado pelas demonstrações financeiras. O Prof Carlos Alexandre Sá, após seis anos de pesquisa e dedicação sobre o assunto, apresenta um método inovador para o estabelecimento de limites de crédito. Certamente será de grande utilidade no mercado como ferramenta complementar às analises tradicionais, especialmente para empresas e profissionais que tenham à sua disposição uma base de dados históricos de boa qualidade. O autor está de parabéns pela iniciativa de oferecer aos estudiosos da matéria um novo tratamento didático sobre um assunto de fundamental importância para o resultado financeiro das empresas.”

Autor de mais de 10 livros sobre Crédito e Cobrança

“Como estabelecer com precisão e segurança um limite de crédito para clientes que não possuam demonstrativos contábeis confiáveis? Como aprovar de forma rápida e econômica o limite de crédito quando o número de pedidos aumenta muito? Há muito tempo o mercado aguardava uma solução satisfatória para estes dois graves problemas. Neste trabalho, o Prof. Carlos Alexandre Sá apresenta uma interessante alternativa para estas questões. Sem dúvida, uma leitura obrigatória para os profissionais da área."

Coordenador do Mestrado de Finanças e Economia Empresarial da FGV

“Este livro de Carlos Alexandre Sá apresenta uma abordagem ao mesmo tempo original e rigorosa de um tema bastante importante mas pouco estudado, o estabelecimento de limite de crédito. A aplicação de ferramental estatístico e técnico ao problema só agora vem sendo implementada no Brasil e o livro de Carlos Alexandre certamente dará uma contribuição decisiva para a sua disseminação. Um trabalho de alta qualidade.“

 

O Orçamento Estratégico: uma visão empresarial

Qualitymark: 2005.

capaInúmeros são os livros e os cursos de orçamento empresarial que se limitam a convidar os leitores e alunos a preencherem planilhas de cálculos. Raros são os que os ensinam a formular as hipóteses de trabalho.

O livro “O Orçamento Estratégico – uma visão empresarial” dos Professores Carlos Alexandre Sá e José Rabello de Moraes reconhece que fazer cálculos é a parte menos criativa do processo orçamentário e, por isso, concentra-se na formulação das hipóteses que darão origem a um bom orçamento. Este é, sem dúvida, o grande diferencial desta obra que, ao se colocar acima das rotinas, dá ao leitor uma visão abrangente do processo orçamentário como um todo.

Além disto, este livro oferece ao leitor uma abordagem com múltiplos níveis de complexidade. Ao estudante de contabilidade e de administração, ensina os fundamentos deste importantíssimo instrumento de gestão empresarial e dota-o de linguagem equiparada com o pessoal da área de controladoria. Ao profissional de controladoria, oferece uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos do assunto.

Trata-se de obra destinada a se tornar uma referência.

Depoimentos

Diretor da Escola de Administração da Universidade Estácio de Sá

“Como educador e professor da disciplina Orçamento, tanto Público quanto Empresarial, há mais de trinta anos , sinto-me recompensado ao ler este trabalho com excelente teor e qualidade.

Minha formação em Administração, na Fundação Getúlio Vargas, com foco em Planejamento e Orçamento, jamais permitiu que visualizasse o Orçamento como simples projeção de um exercício para outro e, sim, como a quantificação de um plano que contivesse políticas, objetivos, metas e estratégias. Tudo que sempre defendi, ao longo desses anos, encontrei no trabalho dos Professores Carlos Alexandre Sá e José Rabello de Moraes.

Como profissional acadêmico, enquanto diretor do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá, considero o livro bastante didático, o que, certamente, facilitará sua aceitação por alunos e professores, levando ao sucesso.”

Diretor de Planejamento Estratégico da Organização Jaime Câmara
(Grupo de comunicação com atuação no Distrito Federal e nos estados de Goiás e Tocantins)

"Quando, há cerca de um ano, reestruturamos o processo de elaboração orçamentária das 26 empresas de nosso grupo, convidamos o Prof. Carlos Alexandre Sá para colaborar conosco naquele projeto.

É, portanto, com enorme satisfação que vemos vários dos procedimentos que foram aplicados com sucesso em nossas empresas refletidos no livro `O Orçamento Estratégico - uma visão empresarial` escrito pelo Prof. Carlos Alexandre Sá em parceria com o Prof. José Rabello de Moraes.

Poder partilhar nossa experiência com os leitores desta excelente obra é para nós motivo de imensa satisfação e orgulho".

Diretor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getulio Vargas

“Esta obra constitui uma importante fonte de conhecimento para gestores que têm como objetivo aumentar a eficiência dos recursos empregados em suas empresas.

A cultura gerencial brasileira, em grande parte construída durante décadas de economia inflacionária e fechada em si mesma, menospreza o planejamento estratégico, superestimando o imediatismo.

Este livro destina-se àqueles que desejam substituir o "jeitinho brasileiro" pela racionalidade.”

Filosofias de Investimeno

Qualimark : 2006.

livroDesde os primórdios dos mercados financeiros, os investidores têm sido assediados por especialistas que alegam ter encontrado a fórmula secreta que garantem o sucesso nos investimentos.

A verdade, porém, é que para se implementar qualquer estratégia de investimento com sucesso, é preciso antes de qualquer coisa, adotar uma filosofia de investimento que seja lógica em sua formulação e consistente em sua essência.

Neste livro do renomado Professor Aswath Damodaran, cuja tradução foi revista e supervisionada pelo Prof. Carlos Alexandre Sá, são discutidas várias filosofias de investimento a apresentadas as histórias dos investidores que as fizeram funcionar.

 

Cosmos

Editora: Companhia das Letras: 2007.

livro Esta obra-prima da literatura polonesa acaba de ser traduzida, pela primeira vez, diretamente do polonês para o português pelo Prof. Carlos Alexandre Sá e seu amigo Tomasz Barcinski. Neste romance, o renomado escritor polonês Witold Gombrowicz, usando como fio condutor uma aventura que começa com o inusitado enforcamento de um pássaro, fala das armadilhas da consciência e de como as construções mentais afetam a realidade das pessoas.

 

(21) 2512-7187 / 99978-5559